As redes sociais são websites e programas de computador que permitem às pessoas comunicar com outras e partilhar informações na Internet, utilizando um computador, um smartphone, ou um tablet.
O que lhe vem à cabeça quando falamos de redes sociais?
Lembrou-se do Facebook?
As redes sociais, tal como as conhecemos hoje, começaram um pouco antes.
Lembra-se de SixDegrees, Friendster ou do MySpace?
Talvez não. Mas estes websites marcaram o início das redes sociais que usamos hoje.
A SixDegrees foi oficialmente lançada em 1997 e esteve em funcionamento até 2001, aproximadamente. Chegou a ter cerca de 3,5 milhões utilizadores.
Já ouviu falar na teoria dos seis graus de separação?
O website considerado como sendo a primeira rede social é o SixDegrees. Tem o nome da teoria dos “seis graus de separação”, que afirma que todas as pessoas no mundo estão apenas a seis ou menos ligações interpessoais umas das outras.
Esta teoria resultou de uma experiência, conduzida nos Estados Unidos, pelo psicólogo social Stanley Milgram, nos anos 60, que decidiu investigar o chamado “problema do pequeno mundo”. Na experiência, pessoas aleatórias recebiam uma carta identificando a pessoa alvo a quem a carta se destinava. A essas pessoas também era pedido que enviassem a carta para a pessoa identificada, caso a conhecessem, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior hipótese de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis do estudo a confirmar que a tinha recebido. Milgram descobriu que até chegarem à pessoa-alvo, as cartas só tinham mudado de mãos cerca de seis vezes.