Currículo
Curso: Fundamentos de Cibersegurança
Iniciar sessão
Text lesson

ROTEIRO DE APRENDIZAGEM | Fundamentos de Cibersegurança

APRESENTAÇÃO

 

“Fundamentos de Cibersegurança”, destina-se a capacitar os formandos para identificar, reagir e proteger das principais ciberameaças, consequentemente, levá-los a melhorar as suas capacidades e competências para tomar ações de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção que visam manter o estado de segurança desejado e garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e não repúdio da informação, das redes e sistemas de informação no ciberespaço, e das pessoas que nele interagem. 

A cibersegurança engloba um conjunto de meios, de técnicas e de tecnologias, que visam proteger computadores, programas, redes e dados, de danos e invasões. Por outro lado, visa capacitar pessoas com comportamentos e atitudes que salvaguardem a segurança da informação.

Esta microcredencial faz o levantamento das ameaças do mundo digital para habilitar os formandos com técnicas, comportamentos, atitudes e saber-fazer para anular os efeitos destas ameaças e poder ter uma presença segura e consciente no mundo digital, evitando, mitigando ou anulando os riscos. 
 

A microcredencial implica um tempo total estimado de trabalho de cerca de 52 horas.

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO 


Este percurso de formação inicia-se com uma semana introdutória, em que se procede a uma breve apresentação da Microcredencial e se desenvolvem e-atividades de ambientação.

Organiza-se, depois, em 4 semanas de trabalho, correspondendo cada semana à reflexão e desenvolvimento de e-atividades em torno dos seguintes temas: fundamentos de cibersegurança, encriptação de dados, fundamentos de ethical hacking e ciberhigiene. 

Tais e-atividades decorrem, sobretudo, em modo assíncrono.

Os temas são disponibilizados semanalmente e a sua exploração implica um tempo estimado de trabalho nocional de cerca de 13 horas semanais.

Recomenda-se que realize as e-atividades na sequência proposta e durante os períodos agendados para esse efeito.

Note que as datas indicadas para cada e-atividade são meramente orientadoras do seu percurso de aprendizagem, em que se sucederão momentos de trabalho independente/individual e momentos de trabalho cooperativo ou colaborativo, mas é desejável que esteja devidamente preparado e disponível para participar quer nas etapas de trabalho colaborativo assíncrono, quer na sessão síncrona, durante o período em que estas decorrerem.
 

OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS


Este percurso de formação vai permitir-lhe:
  • Adquirir conhecimentos e competências fundamentais em redes de computadores e sistemas operativos, os principais alvos de ataques. 
  • Adquirir conhecimentos e competências que permitam aos participantes caracterizar os ataques típicos bem como as defesas correspondentes. 
  • Capacitá-lo(a) para identificar, reagir e proteger das principais ciberameaças.
No final deste percurso deve ser capaz de:
  • Reconhecer e reagir adequadamente às ciberameaças;
  • Encriptar dados em suporte físico e em mensagens de correio eletrónico;
  • Detetar vulnerabilidades e evitar ações de engenharia social;
  • Aplicar boas práticas para a utilização segura das aplicações e dos sistemas operativos.

CONTEÚDOS


1. SEMANA 0 – TEMA 0: Ambientação
 
2. SEMANA 1 – TEMA 1: Fundamentos de cibersegurança, redes de computadores e sistemas operativos
2.1. Introdução à cibersegurança 
2.2. Redes de computadores 
2.3. Sistemas operativos 
2.4. Prática em contexto de formação
 
3. SEMANA 2 – TEMA 2: Encriptação de Dados

3.1. Fundamentos de criptografia 
3.2. Encriptação em suportes físicos 
3.3. Encriptação de correio eletrónico
3.4. Prática de encriptação, em suporte físico e de mensagens de correio eletrónico

4. SEMANA 3 – TEMA 3: Anatomia de um Ciberataque
4.1. As fases de um ciberataque
4.2. Reconhecimento, OSINT e deteção de vulnerabilidades 
4.3. Engenharia social 
4.4. Prática em contexto de formação
 
5. SEMANA 4 – TEMA 4: Ciberhigiene

5.1. Segurança e hardening em sistemas Windows                                                          
5.2. Segurança na Internet 
5.3. Virtualização e emulação de software 
5.4. Prática em contexto de formação
 

METODOLOGIA

 

A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning, e adota o modelo de ensino/aprendizagem de 5 níveis de que nos fala Gilly Salmon (2000). Nesta ação de formação os formandos terão, sequencialmente, acesso aos conteúdos dos diversos módulos, para o seu estudo e para a execução das atividades solicitadas, em situações on e offline. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à Internet.

A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e far-se-á preferencialmente através dos fora de discussão abertos nos diversos tópicos (correspondentes aos módulos da estrutura do curso) na plataforma Moodle.

Podem realizar-se sessões síncronas de discussão online (chats), em datas, horários e locais (Tópicos do site do curso) a comunicar antecipadamente pelos formadores.

O  QUE SE ESPERA DE SI


Enquanto formando online, espera-se que se responsabilize pelo seu percurso de aprendizagem, assumindo uma postura ativa no processo de aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento das competências definidas.
 
Assim, espera-se que realize as atividades propostas com base nos recursos disponibilizados, estude os temas, efetue análises a partir da sua experiência e partilhe connosco dúvidas, reflexões e apreciações diferenciadas, para que possamos construir conhecimentos juntos. 
 
Ao longo do seu percurso de aprendizagem, deve respeitar sempre as indicações fornecidas no módulo, nas orientações de e-atividades, nos fóruns, na sessão síncrona), as regras de netiqueta e as normas de integridade académica.


SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM


Neste roteiro/plano de trabalho, são discriminadas as E-Atividades a realizar, distribuídas por semanas de trabalho e por temas a analisar.

Para cada E-ATIVIDADE, faz-se uma breve descrição, indicam-se as fases de trabalho, a estratégia de aprendizagem, os recursos a explorar, bem como as datas de realização e duração.

Aconselha-se a que analise este plano de trabalho e marque na sua agenda pessoal as datas em que deve estar ativo e os compromissos que tem a cumprir durante esta formação. Deste modo, poderá planear, organizar e desenvolver atempadamente o seu estudo.

Esta informação é complementada por orientações que deverá consultar com regularidade nesta Sala de Aula Virtual.


SEMANA 0 – TEMA 0: Ambientação e Apresentação do Módulo 
DECORRE DE 17 A 22/10 DE 2023 
Antes de se iniciar a primeira semana de aprendizagem, num primeiro momento, espera-se que contacte com o ambiente de aprendizagem em que vai decorrer a formação.

Caso não tenha tido ainda oportunidade de fazer uma formação online na plataforma Moodle, aconselha-se a que explore o recurso Ambientação Online. Caso esteja familiarizado com os modos específicos de comunicar online e com a plataforma Moodle pode saltar este passo.

Recomenda-se vivamente que leia o Roteiro de Aprendizagem e que se apresente aos seus colegas e ao formador no Fórum de Apresentação.


SEMANA 1 – TEMA 1: Fundamentos de Cibersegurança
DECORRE DE 23/10 a 29/10 de 2023 
Na primeira semana de trabalho, pretende-se passar a navegar na Internet de forma segura e reconhecer e reagir adequadamente às ciberameaças.

SEMANA 2 – TEMA 2: Encriptação de Dados
DECORRE DE 30/10 a 05/11 de 2023
Na segunda semana, pretende-se desenvolver a capacidade de encriptar dados.

 

SEMANA 3 – TEMA 3: Fundamentos de ethical hacking
DECORRE DE 06/11 a 12/11 de 2023
Na terceira semana, pretende-se desenvolver a capacidade para realizar algumas ações de OSINT (Open source intelligence) e de deteção de vulnerabilidades.

SEMANA 4 – TEMA 4: Ciberhigiene
DECORRE DE 13/11 a 21/11 de 2023
Na quarta semana, pretende-se desenvolver a capacidade para adotar medidas de defesa ativa que melhorem a cibersegurança.

AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

 

 


Todos os módulos 1 a 4 do curso são sujeitos a avaliação que integra:

 

• Uma componente contínua ao longo do módulo (participação nos fóruns de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias);

 

• Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.).

 

 

Os instrumentos de avaliação de um módulo têm o mesmo peso e, por isso, a avaliação final do módulo é dada pela média simples das 2 ou 3 provas realizadas, numa escala de 0 a 20 valores.

A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final.

 

As e-atividades a realizar em cada um dos módulos (tanto as intermédias como a final) podem revestir qualquer tipo – teste tradicional, trabalho offline, trabalho online, síntese, pesquisa, relatório, etc. – ficando a sua escolha ao critério do formador do respetivo módulo.

 

É obrigatória a realização de todas as e-atividades de avaliação dos módulos que contam para a classificação final do curso. A não realização de uma e-atividade é contabilizada com 0 valores para efeitos de obtenção da média. A não participação num fórum de discussão traduz-se numa classificação de 0 valores nesse fórum.

 

Classificação Final no curso

A classificação final no curso (CFC) é obtida pela aplicação da fórmula:

image

onde AFMx representa a Avaliação Final do Módulo x

Consideram-se com aproveitamento no curso os formandos que obtiverem classificação Final no Curso igual ou superior 10 valores, numa escala de 0 a 20, não tendo tido, em qualquer dos módulos, classificação inferior a 8 valores.


RECURSOS E FERRAMENTAS


Todos os recursos e ferramentas estarão atempadamente acessíveis a partir do ambiente de aprendizagem virtual de aprendizagem em que se desenvolve a formação.

Os materiais técnico-pedagógicos a fornecer aos formandos para utilização no curso são:

•  Textos base sobre os temas a abordar, colocados online no curso criado na plataforma Moodle e/ou na Web em servidor a indicar aos participantes para procederem o seu download; 

•  Apresentações multimédia diversas concebidas pelos formadores para situações de aprendizagem específicas;

 

 

Layer 1