Currículo
Curso: Sistemas Operativos
Iniciar sessão
Text lesson

01_1.0-Como funcionam os computadores?

Computador – Estrutura e funcionamento

Um computador é um conjunto de dispositivos capazes de processar informação. O Computador funciona através de dois tipos de componentes essenciais: o Hardware e o Software. Seguidamente vamos detalhar cada um destes componentes.

Hardware

O Hardware é a parte física do computador ou seja, todo o equipamento informático existente: processador, memórias, dispositivos ou periféricos, entre outros. O Hardware de um computador é composto por:

  • CPU – Unidade de Processamento Central (Central Processing Unit)
  • Dispositivos de entrada/saída/entrada e saída
  • Memórias (primária e secundária)
  • Placa Mãe (motherboard)
  • Barramento (bus)

Um CPU é uma Unidade Central de Processamento ou processador, que funciona em ligação direta com as unidades de memória ou armazenamento de dados.

Image

Figura 1 – Unidade de Processamento Central

Dispositivos

Os dispositivos de entrada (input) servem para introduzir dados no computador, enviando-os para o CPU que por sua vez envia os resultados para os dispositivos de saída (output). Existem três classificações disponíveis para os dispositivos:

Image Image

Figura 2 – Esquema do funcionamento de um computador – interação entre dispositivos de entrada/saída e memória

Dispositivos de Entrada (input)

Os Dispositivos de Entrada são aqueles que permitem que o utilizador envie informação para o computador. Alguns exemplos são: rato, teclado, scanner, entre outros.

Image

Figura 3 – Teclado e rato – dispositivos de saída (output)

Dispositivos de Saída (output)

Os Dispositivos de Saída são aqueles que permitem enviar informações para o utilizador. Por exemplo, o monitor mostra a imagem do que está acontecendo no computador. Alguns exemplos: monitor (sem função tátil), impressora básica, projetor, entre outros. Image Image

Figura 4 – Monitor e projetor – dispositivos de saída (output)

Dispositivos de Entrada e Saída (input e output)

Os Dispositivos de Entrada e Saída permitem que o utilizador envie informações para o computador, e o contrário, estes também envia informação do computador para o exterior. Por exemplo, uma impressora multifunções pode imprimir (output) ou digitalizar (input). Alguns exemplos: placa de rede, impressora multifunções, joystick vibratório, disco armazenamento externo, pen drive, entre outros. Image Image  

Figura 5 – Placa de rede e Impressora multifunções, dispositivos de Entrada e Saída

Memórias

Existem dois tipos de memórias primárias a RAM e ROM.

Memória do tipo Random Access Memory (RAM)

A Memória RAM (Random Access Memory – memória de acesso aleatório) é a memória principal do computador. Quando o computador está em funcionamento esta contém os programas e os dados que se está a trabalhar no momento, por exemplo, enquando se utiliza um navegador toda a informação carregada encontra-se na memória RAM. Quando se dá a indicação guardar um determinado conteúdo, este é armazenado no dispositivo de armazenamento (memória secundária) de forma permanente, disco duro ou pen drive. A memória RAM tem conteúdo volátil e é de leitura e escrita.

Image

Figura 6 – Memória RAM (Random Access Memory – memória de acesso aleatório) 

A Memória ROM

A Memória ROM (Read Only Memory – Memória somente de leitura) é uma memória com conteúdo permanente e com instruções fixas que permitem que o computador execute as funções básicas. Esta memória é responsável pelo arranque do computador e pela interação com os dispositivos.

Image

Figura 7 – Memória ROM (Read Only Memory – memória de leitura) 

Placa Mãe

A Placa Mãe (Motherboard) é uma placa que contém circuitos elestrónicos impressos e é responsável pela circulação dos dados e informação entre os diferentes componentes e entre este e o exterior. Esta placa contém entradas/encaxes/slots para todos os componentes físicos de um computador: memória RAM, processador, discos, placa gráfica, placa wireless, entre outros.

Image

Figura 8 – Placa-mãe (motherboard)

Barramento

O Barramento (bus) é um conjunto de fios condutores que permite a comunicação entre diversos componentes do computador.

Image Image

Figura 9 – Barramento de um computador (há barramento com diferentes funções – controlo, endereçamento e dados)

Em resumo:

 

Lista de reprodução de vídeos “How Computers Work” da plataforma Code.org:

Introducing How Computers Work

How Computers Work: What Makes a Computer, a Computer?

How Computers Work: Binary & Data

How Computers Work: Circuits & Logic

How Computers Work: CPU, Memory, Input & Output

How Computers Work: Hardware and Software

Layer 1