Currículo
Curso: CiberSegurança nas Escolas
Iniciar sessão
Text lesson

SABER +

Organizações de Referência

CNCS

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) atua como coordenador operacional e autoridade nacional especialista em matéria de cibersegurança junto das entidades do Estado, operadores de insfraestruturas critícas nacionais, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais, garantindo que o ciberespaço é utilizado como espaço de liberdade, segurança e justiça, para proteção dos setores da sociedade que materializam a soberania nacional e o Estado de Direito Democrático.

https://www.cncs.gov.pt/

GNS
Gabinete Nacional de Cibersegurança

Gabinete Nacional de Segurança (GNS) tem como missões:

1. Garantir a segurança da informação classificada no âmbito nacional e das organizações internacionais de que Portugal é parte e exercer a função de autoridade de credenciação de pessoas e empresas para o acesso e manuseamento de informação classificada, bem como a de autoridade credenciadora e de fiscalização de entidades que atuem no âmbito do Sistema de Certificação Electrónica do Estado – Infra-Estrutura de Chaves Públicas (SCEE).

2. No âmbito do GNS funciona o Centro Nacional de Cibersegurança, doravante designado por CNCSeg, que tem por missão contribuir para que o país use o ciberespaço de uma forma livre, confiável e segura, através da promoção da melhoria contínua da cibersegurança nacional e da cooperação internacional, em articulação com todas as autoridades competentes, bem como da implementação das medidas e instrumentos necessários à antecipação, à deteção, reação e recuperação de situações que, face à iminência ou ocorrência de incidentes ou ciberataques, ponham em causa o funcionamento das infraestruturas críticas e os interesses nacionais.

https://www.gns.gov.pt

Insafe_Inhope

Rede de Centros Internet Segura – Insafe
https://www.betterinternetforkids.eu/

Rede de linhas de denúncia – Inhope
http://www.inhope.org/gns/home.aspx

Cert.Pt

Centro Internet Segura – O CERT.PT é um serviço integrante do CNCS que coordena a resposta a incidentes envolvendo entidades do Estado, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais e, de uma forma geral, o ciberespaço nacional, incluindo qualquer dispositivo pertencente a uma rede ou bloco de endereçamento atribuído a um operador de comunicações eletrónicas, instituição, pessoa coletiva ou singular com sede em território Português, ou que esteja fisicamente localizado em território Português.

https://www.cncs.gov.pt/certpt/coordenacao-da-resposta-a-incidentes/

enisa

A ENISA (European Network and Information Security Agency) é uma agência de segurança das redes e dos sistemas de informação, dedicada ao desenvolvimento e implementação de medidas destinadas a garantir a segurança das redes e da informação na União Europeia (UE). A Agência presta apoio à UE e aos países da UE para a prevenção, deteção e resposta a incidentes de segurança da informação.

https://www.enisa.europa.eu

 

Documentação de referência

Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço
https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/6032
Estratégia Europeia do Cibersegurança
ESTRATEGIA_EUROPEIA_CIBERSEGURANCA

Lei de Segurança do Ciberespaço
Lei de Segurança do Ciberespaço

Diretiva NIS Taxonomia para classificar incidentes e eventos de segurança baseada na taxonomia da Rede Nacional de CSIRT:
https://www.cncs.gov.pt/transposicao-da-diretiva-nissri/

Taxonomia para classificar incidentes e eventos de segurança baseada na taxonomia da Rede Nacional de CSIRT:
https://www.cncs.gov.pt/content/files/taxonimia_pt.pdf_2.pdf

Reação a incidentes – Roadmap para a criação de capacidades:
https://www.cncs.gov.pt/content/files/modelomaturidadereacao_201708.pdf

 

Vídeos informativos

Recursos multimédia do encontro C-DAYS 2018 (Conferência Anual de Cibersegurança)
https://www.c-days.cncs.gov.pt

Recursos multimédia do encontro C-DAYS 2017 (Conferência Anual de Cibersegurança)
https://www.cncs.gov.pt/atividades/c-days/c-days-2017/

 

Layer 1