A Inteligência Artificial já faz parte dos hábitos de estudo dos estudantes e é preciso que os professores consigam acompanhar as mudanças tecnológicas, de forma a poderem alertar para os riscos e desafios. Goreti Marreiros, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), e Ana Paiva, professora catedrática de IA, debatem os grandes desafios da Educação na era da Inteligência Artificial. Oiça aqui o debate moderado por Francisco Pinto Balsemão no podcast A Próxima Vaga
A inteligência artificial (IA) vai ter um impacto significativo no ensino do futuro e uma das principais áreas é a personalização da aprendizagem. Os modelos de linguagem de larga escala podem analisar os dados dos alunos e adaptar o conteúdo e as estratégias de ensino de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.
A educação será cada vez mais personalizada e adequada ao ritmo e às capacidades de cada um, mas estes avanços trazem também desafios e riscos. Os assistentes virtuais vão tornar os alunos mais preguiçosos?
Para Goreti Marreiros, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APIA), e Ana Paiva, professora catedrática de IA, é importante garantir que a implementação desta tecnologia no ensino seja feita de forma ética e responsável. A equidade no acesso e a necessidade de manter uma presença humana nos processos de educação são essenciais para garantir a interação e o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos.