BitBook – Recursos Educativos Digitais

Qual é a melhor maneira de armazenar dados por décadas ou séculos?

Dica:

Discos ópticos de nível arquivístico como o M-DISC prometem durar centenas ou até milhares de anos. O armazenamento em fita dura algumas décadas, enquanto discos rígidos e SSDs podem ser confiáveis ​​por 5 a 10 anos, mas tudo depende de como os trata e armazena.

Enquanto algumas pessoas tiveram o luxo de escrever coisas importantes em tábuas de pedra, infelizmente a maioria de nós tem necessidades de preservação que vão além de dez linhas de texto. Então, qual é a próxima melhor coisa para manter bits nítidos por séculos?

A importância da preservação de dados

É fácil pensar na preservação de dados como algo com que grandes empresas ou pessoas importantes precisam se preocupar, mas e se tiver informações de que precisará daqui a dez ou até cinquenta anos? E se precisar preservar informações de alguma forma e lugar para alguém daqui a 100 anos ou mais?

Por vários motivos, pode ser necessário manter os dados por um longo período de tempo. Talvez tenha alguns documentos ou registos antigos que gostaria de passar para as gerações futuras, ou talvez precise manter registos financeiros e outros documentos necessários por motivos legais. Mesmo se estiver tentando preservar suas memórias pessoais, como fotos ou vídeos, precisará descobrir uma maneira de armazenar tudo isso.

A chave para preservar os dados a longo prazo é encontrar um formato de armazenamento confiável para durar. Isso pode significar o uso de métodos de armazenamento físico, como papel ou filme de alta qualidade projetado para durar muito tempo, ou opções de armazenamento digital, como armazenamento em nuvem ou discos rígidos externos.

Os desafios de armazenar dados digitais por décadas ou séculos

Se está pensar em armazenar dados digitais a longo prazo, há vários desafios dos quais deve estar ciente.

Primeiro, a meio de armazenamento digital, como discos rígidos e SSDs, pode degradar com o tempo e eventualmente falhar. Isso significa que deve continuar fazendo novas cópias de dados de longo prazo antes que seus dispositivos de armazenamento falhem.

Outro desafio a ser considerado é a obsolescência do formato de ficheiro. Alguns formatos de ficheiro podem ficar desatualizados ou incompatíveis com softwares mais recentes à medida que a tecnologia avança. Isso significa que, mesmo que o seu meio de armazenamento sobreviva, pode não haver unidades para o ler e, mesmo que haja, os detalhes dos formatos de ficheiro utilizador ​​para armazenar esses dados podem ser perdidos.

Por outro lado, toda vez que migrar os dados atuais para um formato mais novo para preservá-los por mais alguns anos, eles podem degradar-se de alguma forma que não ficará aparente até que alguém tente aceder/utilizar.

Hackers , malware e desastres naturais podem ameaçar seus dados armazenados, por isso é importante implementar medidas de segurança fortes para proteger suas informações   armazenar nos meios e num ambiente que seja seguro para esse meio e ofereça estabilidade a longo prazo.

Armazenamento Frio vs. Dados Quentes

No jargão de armazenamento de dados, o armazenamento “frio” refere-se a quão raramente os dados guardados ​​são acedidos. Geralmente, são dados mantidos para conformidade ou outra manutenção de registo necessário são irrelevantes para os negócios do dia-a-dia.

O armazenamento frio geralmente está offline e os meios que contém os dados é armazenada em um estado desligado ou separada das unidades que podem ler a impressora relevante. Se os dados forem mantidos em armazenamento frio, isso pode afetar sua duração.

Os dados “quentes” estão sempre acessíveis ​​e geralmente armazenados no meios que estão sempre acessíveis e ligados. Como se pode esperar, esses meios desgastam-se com o uso diário, portanto, dados de ficheiro e backups não são uma boa opção.

A melhor mídia de armazenamento digital de longo prazo

Discos ópticos de nível arquivístico, como M-DISC, são projetados especificamente para armazenamento de dados de longo prazo. Eles usam um tipo especial de camada de dados feita de materiais resistentes à degradação ao longo do tempo, incluindo luz ultravioleta e umidade. Dois fatores são comumente responsáveis ​​pela “ podridão do disco ”. Esses discos podem durar até 1.000 anos ou mais – pelo menos é o que afirmam vários fabricantes. Obviamente, é impossível realmente testar essa afirmação, mas eles podem fazer um palpite por meio de testes.

A melhor mídia de armazenamento digital de longo prazo

Discos ópticos de nível arquivístico, como M-DISC, são projetados especificamente para armazenamento de dados de longo prazo. Eles usam um tipo especial de camada de dados feita de materiais resistentes à degradação ao longo do tempo, incluindo luz ultravioleta e umidade. Dois fatores são comumente responsáveis ​​pela “ podridão do disco ”. Esses discos podem durar até 1.000 anos ou mais – pelo menos é o que afirmam vários fabricantes. Obviamente, é impossível realmente testar essa afirmação, mas eles podem fazer um palpite por meio de testes.

Discos rígidos mecânicos têm sido usados ​​há décadas como armazenamento primário para computadores. Eles são confiáveis, rápidos e relativamente baratos.

Dito isso, eles não foram projetados para armazenamento de longo prazo e a vida útil média de um HDD é de apenas 3 a 5 anos . Se você optar por usar HDDs para armazenamento de longo prazo, faça backup regularmente de seus dados e substitua as unidades a cada poucos anos.

Os SSDs são mais rápidos e confiáveis ​​do que os HDDs, mas são mais caros e não são projetados para armazenamento de longo prazo, e a vida útil média de um SSD é de cerca de 5 a 10 anos . Se você usa SSDs para armazenamento de longo prazo, também deve fazer backup regularmente de seus dados e substituir as unidades a cada poucos anos. Se o SSD não for ligado periodicamente, ele ainda pode sofrer perda de dados devido ao vazamento de carga elétrica de suas células de memória.

A última opção é o armazenamento em nuvem , que coloca a responsabilidade de manter seus dados seguros nas mãos de uma empresa terceirizada como o Google ou a Microsoft. Essas empresas precisam estar em conformidade com os padrões de armazenamento de dados para garantir que seus dados estejam seguros, mas não é realmente uma opção para armazenamento de longo prazo, porque não há garantia de que a empresa em questão ainda existirá em dez, vinte ou cinquenta anos.

Fonte: https://www.howtogeek.com/858426/whats-the-best-way-to-store-data-for-decades-or-centuries/

Layer 1